Jonathan dos Santos
Apneia do sono - do que se trata?
Alguma vez lhe disseram que ressona muito e que por vezes até parece que deixa de respirar? Pois bem, pode ter síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS).
O que é o SAOS?
A apneia obstrutiva do sono é uma doença do sono, mais frequente nos homens. Causa paragens da respiração durante o sono.
O oxigénio entra pela via respiratória e serve de alimento aos vários órgãos do corpo (coração, cérebro...). Quando paramos de respirar, deixa de entrar oxigénio. As pessoas com SAOS sofrem estas paragens respiratórias durante a noite pelo que o cérebro não recebe oxigénio suficiente para recuperar a energia que perdeu enquanto estava desperto. É por isso que quem sofre de apneia do sono tem durante o dia dor de cabeça, sonolência, irritabilidade entre outros sintomas.
Quando suspeitar de SAOS?
A suspeita de SAOS começa quando o/a companheiro(a) de quarto refere que a pessoa ressona muito e aparenta deixar de respirar por alguns segundos.
Pode preencher este questionário que calcula a probabilidade de ter SAOS.
Que exame devo fazer?
A polissonografia do sono é o exame atualmente utilizado para confirmar a doença. Consiste num aparelho com o qual deve dormir uma noite. Pode ser utilizado em sua casa. É feita a leitura do seu sono afim de concluir se fez ou não paragens respiratórias e como estava o seu oxigénio. Apenas comparticipado se realizado através de uma consulta num hospital.
Tem tratamento?
Primeiro é necessário esclarecer o motivo pelo qual que tem SAOS. O objetivo passará por reverter esse mesmo motivo.
Caso não seja possível reverte o motivo do SAOS, o tratamento passa pelo uso de um aparelho (CPAP) durante o sono que no fundo consiste em aumentar a pressão nas vias respiratórias evitando que elas se estreitem permitindo a passagem correta do ar.
Confirmei que tenho SAOS, e agora?
Deve:
Deixar de fumar
Não beber álcool
Não pode tomar medicamentos para dormir. Ao aumentar a sonolência não vai permitir que desperte caso deixe de respirar pelo que a toma desses medicamentos pode agravar a doença
Controlar o peso
Elevar a cabeceira da cama e não dormir de barriga para cima. Para evitar esta posição pode amarrar uma almofada às costas ou até mesmo uma bola (de ténis por exemplo), assim sempre que se virar vai sentir o obstáculo e colocar-se de novo em posição lateral.
Consultar um pneumologista para eventual prescrição de um aparelho (CPAP) para uso durante o sono.