Jonathan dos Santos
Picado por um inseto? Não aplique uvas nem facas. Saiba o que fazer.
Quem não se lembra de pressionar uma uva com uma faca sobre uma picada de abelha? Esta é daquelas mezinhas que deve abandonar.
Nesta altura do ano são frequentes as picadas de inseto, sejam elas quais forem. Portugal é dos países com menos insetos perigosos pelo que é rara a complicação grave ou mesmo morte provocada por uma picada. Aplicar uma uva ou uma faca e colocar vinagre sobre uma picada é um remédio caseiro habitual das nossas avós. Não o deve fazer sob risco de infetar a zona picada.
As crianças, idosos, doentes imunodeprimidos e pessoas com alergias ou sensibilidade conhecida à picada do inseto têm maior probabilidade de complicações. Se frequentar zonas com muitos insetos, viajar para países quentes ou for suscetível a picadas use um repelente de insetos.
O que fazer se for picado por um inseto?
se viu o inseto identifique-o, se possível fotografe-o (poderá mostrar ao médico se surgir alguma complicação);
se tiver um ferrão retire-o e lave a zona picada com água corrente e sabão neutro;
aplique gelo com um pano limpo (nunca diretamente) por períodos de 10 minutos várias vezes durante ao dia;
se tiver dor tome um analgésico (paracetamol ou ibuprofeno);
se tiver comichão tome um antihistamínico (cetirizina, bizantina, hidroxizina, etc.) ou aplique uma pomada de cortisona 2 vezes por dia durante uma semana (ex: hidrocortisona em creme 10mg/g). Evite coçar já que as unhas são uma fonte de contaminação que podem infetar a zona da picada;
Aguarde alguns dias até melhorar por completo.
Quando recorrer ao serviço de urgência após uma picada?
Se surgir falta de ar, dificuldade em engolir ou a sua cara começar a inchar;
Se começar a sentir fraqueza, náuseas e vómitos, taquicardia (mais de 100 batimentos cardíacos por minuto) ou ficar desorientado.
Devo procurar tomar um antibiótico assim que for picado?
O antibiótico é na maioria das vezes desnecessário, principalmente se adotar as medidas acima referidas. Recorra ao médico se passados alguns dias a zona da picada em vez de melhorar ficar mais vermelha, quente, inchada e com pus ou se surgir febre ou sensação de mal-estar e cansaço. Pode ligar ao CIAV (Centro de Informação Antivenenos) - 808 250 143 - para aconselhamento sobre a atitude a tomar.
Como posso evitar as picadas?
Use roupa clara e mais larga. Evite andar descalço. Use repelente de insetos (à venda nas farmácias e parafarmácias). Se frequentar o campo e zonas com muita vegetação use calçado alto, calças e eventualmente luvas se tiver se usar as mãos. Se pensa viajar para um país tropical lembre-se que é maior a probabilidade de ser picado por isso adote estas medidas.
As picadas de inseto são frequentes mas raramente perigosas em Portugal. Se for picado aconselha-se identificar o inseto (se possível), tirar o ferrão, passar a zona picada por água corrente, aplicar gelo, controlar a dor e evitar coçar. Recorra a um serviço de urgência se sentir falta de ar, dificuldade em engolir, a sua cara começar a inchar ou caso se sinta mal depois da picada. Se passado alguns dias estiver a piorar recorra a uma consulta médica. O antibiótico é muitas vezes desnecessário. Proteger a pele com roupa e repelente são medidas para evitar picadas.