Jonathan dos Santos
Rinite alérgica - erros mais cometidos
A rinite alérgica é uma doença frequente em que o sistema imunitário reage excessivamente a alergenios, como poeira, pólen e pelo de animais. Os sintomas incluem espirros, corrimento e congestão nasal e comichão nos olhos e nariz. Alguns dos principais erros que as pessoas com rinite alérgica podem cometer incluem:
Ignorar os sintomas. Muitas pessoas podem pensar que os seus sintomas de rinite alérgica não passam de um incómodo e ignoram-nos. No entanto, isso pode levar a um aumento na inflamação nasal e agravar a doença.
Não tomar medicação regularmente. Algumas pessoas só tomam os medicamentos para rinite alérgica quando os sintomas estão muito graves, o que não é o mais indicado. A medicação deve ser tomada regularmente para manter os sintomas controlados
Não limpar a casa regularmente. O pó e os ácaros podem piorar os sintomas da rinite alérgica, daí que seja importante manter a casa limpa.
Fumar. Fumar pode piorar os sintomas de rinite alérgica, além de aumentar o risco de outros problemas de saúde.
Não mudar os filtros de ar condicionado. Os filtros de ar condicionado podem acumular alérgenios ao longo do tempo, pelo que é importante substituí-los regularmente.
Não evitar os alérgenios. É importante evitar os alérgenios que causam os sintomas de rinite alérgica como pó e pêlo de animal, pelo que é importante identificá-los. Pergunte ao seu médico de família ou consulte um imunoalergologista.
Usar corticosteróides sem prescrição médica. O uso indevido de corticosteróides pode levar a efeitos secundários graves. Deve apenas usá-los sob orientação médica.
Não se vacinar contra a gripe. A gripe pode piorar os sintomas de rinite alérgica. Vacine-se todos os anos.
Não procurar ajuda médica. Se os sintomas de rinite alérgica persistirem ou piorarem, é importante procurar um médico. Um médico pode prescrever medicação e recomendar mudanças no estilo de vida para ajudar a controlar os sintomas.
Não saber que tem rinite alérgica. É importante identificar a doença. Se tem dúvidas, procure um médico.