Jonathan dos Santos
Toma protetor de estômago diariamente? Este artigo é para si.
É extremamente frequente encontrarmos pessoas que tomam diariamente os chamados "protetores de estômago". A maioria das vezes tratam-se de inibidores da bomba de protões (ex: omeprazol, pantoprazol, etc) que nem sempre são benéficos (pelo contrário).
Estes protetores de estômago começam a ser tomados por situações pontuais de "dores de estômago" a que chamam de "gastrites", prescritos em consultas abertas ou serviços de urgência ou até mesmo comprados na farmácia sem receita médica. Por sua vez, o utente habitua-se à toma diária e assim que o suspende voltam as queixas. Importa que se saiba que só em determinadas circunstâncias é que devem ser tomados (ex: história de úlcera do estômago, esofagite grave, toma crónica de anti-inflamatórios, entre outros), dado também poderem ser prejudiciais.
Estes medicamentos podem aumentar o risco de fratura, falta de vitamina B12, infeções, alterações do trânsito intestinal (ex: diarreia), etc.
Caso seja um dos que toma diariamente estes fármacos, informe-se com o seu médico sobre se beneficia ou não de os tomar e, caso não haja motivo para tal, será aconselhado a suspendê-lo da forma correta.